sexta-feira, 28 de março de 2014


Recentemente estive participando de uma Meia Maratona em São Paulo, a Meia Internacional, que larga e fecha no Pacaembu, passando pelo centro da cidade. Uma prova muito boa, difícil, com muitas curvas, subidas, calor, tudo que pode desafiar um corredor em uma prova.

Durante o percurso, o que me chamou a atenção, foi algo que diz respeito a educação do corredor na prova, algo que acredito ser importante mencionar, para que os novos corredores e mesmo os mais experientes possam se conscientizar para que nossas provas cresçam com a qualidade e boa convivência necessárias.

O que quero dizer é sobre algo que acontece nos pontos de hidratação, onde os corredores recebem suas águas, bebem e as dispensam na rua. Até ai nada de errado, pois os staffs cuidam de recolher o lixo nesta área.
O problema esta quando este corredor não dispensa seu copo neste setor,  ele segura a garrafinha ou o copo por alguns kms além do ponto de hidratação, onde o lixo e os staffs já não estão mais ali para recolher estes resíduos.

Quando este corredor dispensa o copo ou garrafa e joga na rua, fora da zona de hidratação, acaba sujando e poluindo o percurso. Vamos lembrar que o certo é jogar o lixo no lixo!

Portanto, faço um alerta para que os atletas se conscientizem e quando em uma corrida  saírem da área de hidratação, procurem segurar e levar o copo ou garrafa descartável até um ponto ou lixo onde  possa ser jogado fora. Sempre há muitos cestos de lixo nas ruas, muitas vezes não de imediato no percurso da prova, mas eles existem.

Tenho certeza que se tomarmos esta atitude, que é simples, posso assegurar, pois eu mesmo quando corro faço este procedimento e é muito fácil, contribuiremos muito para uma cidade mais limpa e uma corrida mais organizada!


Bons treinos e até a próxima!