sexta-feira, 11 de outubro de 2013



Muito se fala sobre o muro na Maratona, como assim? Bem, deixa eu explicar, muro é o nome que se dá ao ponto em uma maratona em que o atleta entra em exaustão e seu rendimento cessa e é o momento onde muitos atletas desistem de termina-la ou terminam de forma desastrosa, caminhando por não ter mais condições físicas para correr até a linha de chegada. Literalmente é como se você ao chegar neste limite encontrasse um muro que dali não pudesse ultrapassar!

Apesar de todo maratonista já ter ouvido falar do famoso muro na maratona, em minha opinião, diferente de muitos que afirmam que o muro aparece por volta dos 30km, outros sugerem que seja nos 35kms. Eu não duvido que o muro exista, mas só vai encontra-lo quem errar sua estratégia de prova, e o muro ficou tão famoso porque muitos realmente erram a dosagem de ritmo a ponto de quebrarem no quarto final da maratona.

Para quem não dosa adequadamente o ritmo nos 42kms e dependendo do quanto erra no ritmo a ser empregado, este muro pode aparecer até antes dos 20kms, mas com os cuidados que vou citar você maratonista poderá assim como eu nunca encontrar este tal muro em uma maratona!

  •     O mais importante para não quebrar é treinar adequadamente para uma maratona, o que a maioria não faz! Baixo volume de treino e falta dos treinos de resistência, os famosos longões podem fazer você conhecer de perto este famoso muro
  •       Treinar de uma maneira e correr de outra também pode te levar ao insucesso. Ou seja, não tente fazer milagre no dia da prova, seus treinos são o reflexo do que vai acontecer na prova.  Os ritmos empregados na prova não diferem tanto dos ritmos empregados em treinamentos.
  •     Principalmente para os atletas que não procuram um lugar ao pódium, ser progressivo, largando em ritmo conservador , avaliando as condições de seu corpo no dia da maratona para só então ver a possibilidade de apertar o ritmo, após a metade do percurso é o primeiro passo para o sucesso, chance de bater no muro é muito pequena com estratégias deste tipo.
  •    Sucesso em provas de longa distância é respeitar os momentos pré prova boa alimentação, pouco desgaste, bom sono antes do evento pode fazer a diferença para uma corrida sem surpresas.
Para quem vai para Chicago, Buenos Aires, Marine Corps, Nova Iorque, Curitiba ou outras, boa prova!