sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Correr todo fim de semana? é estranho...


Esse artigo escrevi para o Newsletter da Corpore em agosto

Ha 18 anos era muito raro ter uma corrida em todo fim de semana na capital paulista, quem diria duas em um mesmo fim de semana! O tempo passou, os praticantes aumentaram em sua quantidade e com isso o crescimento de interessados em apoiar a modalidade, com isso o cenário mudou radicalmente. Atualmente temos provas em São Paulo praticamente em todo o fim de semana, quando não raro varias no mesmo dia!

Com esta situação o que fazer com a programação de provas do corredor, devemos correr o que aparecer ou selecionar os eventos?

Uma questão não tão simples! Acredito que o ideal é ter sempre uma prova alvo no calendário individual do corredor, por exemplo, uma maratona, uma meia  ou uma prova mesmo que com menor distância, seja 5, 6 ou 10km, mas que o objetivo seja correr bem, com um bom desempenho. Uma vez isto definido, fica mais fácil ajustar a agenda de corridas.

Ë bastante saudável que dentro de um programa onde em determinado ponto se tem esta corrida meta, podemos dizer assim, tenhamos outras que nos ajudem a ganhar condicionamento, avaliar a evolução no treinamento e até mesmo para muitos ganhar mais experiência. No caso de uma meia maratona, provas de 8 a 15km são boas para estar compondo a programação. Já nos casos de maratona, o melhor são as meias. Muitas vezes pode-se correr uma, duas ou até mais meias maratonas no processo de preparação para uma maratona.

Simples assim? Não! Não se pode exagerar na intensidade das provas que compõe a preparação, pois uma corrida em que se utiliza para ganhar ritmo e for corrida forte em demasia, pode precisar de uma semana com treinos mais leves, o que por vezes pode até atrapalhar. Desta forma, deve-se ter muito cuidado na forma de correr estas provas preparatórias.

Quer dizer então que não devo correr provas todo fim de semana? Diria que depende, conheço pessoas que adoram participar de provas, mais do que treinar! Será que elas estão se prejudicando? Se for por prazer, sem como diz o jargão, “sentar a bota”, não acredito que possa ser prejudicial, mas com certeza deve-se estar muito atento para não exagerar e correr com toda a intensidade sempre, o que com certeza não é bom para ninguém! No treinamento, é importante ciclos de mais intensidade com períodos de ciclos com menos, para que o organismo se recupere.

Um coisa que com certeza posso afirmar, é que provas corridas no mesmo dia, mais que uma, ou uma no sábado outra no domingo, não é algo que se deva fazer, talvez possamos dizer que uma vez na vida já fizemos, mas não é algo que se deva repetir. Conhecemos atletas que correm mais de uma prova no fim de semana, até tentam se explicar o porque desta atitude, mas qualquer profissional da área sabe que não é saudável, considerando principalmente que o organismo não se recupera tão rápido assim de um estimulo forte.

Portanto, fica a dica, não exagere correndo todos os fins de semana como se fosse a última corrida, mas é possível participar e competir em muitas provas, fazendo uma programação planejada.

Bons treinos e boas corridas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário