segunda-feira, 30 de maio de 2011




Muito se fala da maneira correta de se correr. Posso reconhecer que algumas situações podem realmente ser consideradas como erro, na postura, na coordenação. Estes erros permitem correção com exercícios repetitivos de técnica de corrida.

Mas o que quero chamar atenção é sobre o padrão motor de cada corredor, este padrão é individual e não deve ser considerado como um erro. Devemos entender que cada ser humano tem um estilo próprio de movimento ao caminhar ou correr, por isso se você observar verá que embora o movimento da corrida seja semelhante entre as pessoas, eles não são iguais! Até nos atletas de elite se observa isso, e também nas diversas distâncias do atletismo.

Quem não se lembra quando surgiu nas provas de velocidade o americano Michael Johnson, que foi detentor do Record dos 200 mts rasos entre 1996 e 2008, considerado por muitos um dos melhores atletas de todos os tempos, seu etilo de corrida fugia do padrão da maioria dos velocistas, esse é um exemplo que cito dentre tantos outros.

Quando começamos a aprender a andar e correr após o primeiro ano de vida ninguém corrige, imagine fazer uns exercícios de técnica logo que se aprende a andar, seria o certo, né? Desta idade até adulto, brincamos, corremos, praticamos esporte e esta tudo ótimo, ninguém fala que seu padrão de corrida esta errado. Mas na mídia vejo e ouço muito muita gente escrevendo e falando sobre a maneira certa de correr! Quando alguém me vem com essa, eu sempre digo, Mas você corre há tantos anos e ninguém nunca te falou que você corre errado? Porque só agora que resolveu treinar corrida acredita que corre errado?

Quando se joga futebol, basket, todo mundo corre certo, mas quando vão treinar corrida parecem que não sabem, como pode?


Todas as pessoas sabem correr, algumas necessitam melhorar a postura, coordenação, mas todos sabem correr, aprenderam muito cedo e praticaram a vida toda na Educação Física e nos vários esportes que praticaram!

Para correr melhor você precisa em primeiro lugar praticar, só isso! 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Limpe o cocô de seu dog




Durante a semana estava treinando com meu amigo Mario Levada nos arredores do Parque Alfredo Volpi, no Morumbi, bairro nobre de classe A . Sempre que posso dou preferência a correr na calçada, mas desta vez me deparei com um grande problema, o que tinha de fezes de cachorro foi algo impressionante, acabei fazendo um treino de agilidade de tanto que tive que desviar destes brigadeiros.

Acredito que este boletim possa servir para todos os ouvintes que tem cachorro, o que deveria ser básico, merece um alerta. Catar o cocô  de seu animal de estimação ou mesmo orientar quem passeia com ele a fazê-lo é um preceito básico de respeito aos demais usuários dos locais públicos. Não precisa ter vergonha!  Vergonha se deve ter de não recolher, isto é total falta de educação.

Sei que nosso país é atrasado em respeito a educação de modo geral, mas limpar o cocô de seu cachorro é algo que não se aprende na escola, este dever vem no momento que se adquire um animal de estimação.

Vamos lá, pense a respeito e colabore!

Abraços e até a próxima