segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dicas para a São Silvestre



Estamos a pouco mais de 30 dias da São Silvestre e gostaria nas minhas próximas colaboraçöes de dar dicas para ajudar o corredor a poder aproveitar ao máximo este evento, evitando surpresas e podendo correr bem no dia 31.

Podemos hoje falar da largada. Sempre atolada de gente, afinal são próximos de 20 mil participantes!

O tempo perdido na largada não se recupera, por isso não adianta se aborrecer, tentar buscar o atraso e correr mais forte.

Uma vez que se demora para desenvolver o ritmo na corrida aproveite neste começo para perceber no seu corpo a resposta as condições climáticas, como temperatura e umidade, assim você poderá avaliar como esta seu organismo neste dia, se esta se sentindo bem ou não!

O fato de devido a quantidade de corredores atrapalhar a largada de quem deseja sair em ritmo mais forte pode ser encarado de uma maneira mais positiva se você acreditar, e deve, de que uma largada mais lenta é quase garantia de não quebrar na prova.

Um dos problemas mais comuns em corridas de rua é o corredor largar em um ritmo muito forte e com isto atrapalhar seu resultado final. A primeira metade da São Silvestre já é rápida de natureza e deve-se tomar muito cuidado com isso. A descida da Consolação estimula a todos a soltar o ritmo e sentar o pau, mas é cedo demais para esta atitude. Quando se termina a descida e retorna-se ao plano na Avenida Ipiranga deve-se ter bastante consciência para entrar em um ritmo normal, o que até pode parecer fácil, mas não é!  Normal entende-se como o ritmo aeróbio, de intensidade moderada, para a maioria dos corredores amadores é o ritmo conservador que vai garantir uma possibilidade de enfrentar as adversidades que estarão por vir, como as subidas da segunda metade incluindo a fase final e dura da subida da Brigadeiro além do calor que desgasta demasiadamente o atleta e que é quase certo nesta época do ano.

Tomando este cuidado a chance de se correr uma boa prova e chegando bem ao final dos 15km é muito grande!

É isso, no meu próximo boletim vou procurar outra dica importante para ajudá-los a correr uma boa São Silvestre

Bons treinos e até a próxima!